Museu da Vida Marinha



Seguindo a filosofia de  divulgar e incentivar projetos em Educação Ambiental e Conservação, o Aquário de Ubatuba, em parceria com o Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha, apresenta o Museu da Vida Marinha.

Instalado em um prédio de 500 m2, ao lado do Aquário, o Museu conta com uma exposição de diversos animais marinhos retratando a evolução e biodiversidade dos mares, desde pequenos invertebrados como o plâncton, até grandes mamíferos marinhos como as baleias.

Focado na biodiversidade marinha do Litoral Norte do Estado de São Paulo, o Museu apresenta também alguns exemplares exóticos, principalmente de conchas de moluscos provenientes de diversos países.

As peças expostas no Museu – esqueletos, peças taxidermizadas, fixadas em formol, diafanizadas ou réplicas em resina – são provenientes dos anos de funcionamento e pesquisa do Aquário de Ubatuba, de parcerias com Instituições, como Museu Oceanográfico da FURG, Museu da Universidade do Vale do Itajaí, bem como de doadores como a família do Sr. Jorge Sisla e do escultor Victor Brecheret. 

Parte do dinheiro arrecadado com a entrada no Museu é destinada à ONG Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha com a finalidade de apoiar os projetos voltados à Reabilitação de Animais  questões costeiras.

As escolas seguem parceiras neste projeto, com atenção especial às escolas públicas, que têm no museu um novo complemento para as questões pedagógicas, pois este, além de todo o seu acervo, seu conteúdo informativo e educativo, tem um laboratório que permite a observação pelos visitantes do trabalho de biólogos, oceanógrafos e veterinários ao vivo, presenciando os tratamentos e montagem das peças para o museu.