Manguezal



CARANGUEIJO

 

Os manguezais são ecossistemas muito importantes para a vida marinha uma vez que contribuem com boa parte dos nutrientes que sustentam a cadeia alimentar oceânica.

Os manguezais são constituídos por algumas espécies vegetais, principalmente por três diferentes árvores, os mangues, que abrigam uma fauna muito rica e diversa. Suas raízes retêm boa parte do sedimento trazido pelos rios e liberam continuamente, principalmente na vazante, muitos nutrientes para as águas costeiras. Outro importante papel desempenhado pelos mangues é servir de “berçário” para várias espécies que sustentam a pescaria artesanal e industrial.

Esses ecossistemas estão seriamente ameaçados por desmatamentos, aterros e poluição, fomentados também por um preconceito histórico que associa esses locais à existência da febre amarela e da malária.

Atualmente, uma das maiores ameaças à conservação dos manguezais é a sua destruição para a construção de tanques para a criação de camarão. Desta forma, a maricultura que pode e deve ser uma atividade benéfica para a conservação dos oceanos, uma vez que diminui a pressão sobre os recursos pesqueiros, torna-se uma atividade nociva ao destruir um dos mais importantes ecossistemas associados aos mares.