Home > > Polvos aprendem a abrir pote de vidro em Ubatuba, SP; veja vídeo

Polvos aprendem a abrir pote de vidro em Ubatuba, SP; veja vídeo

Publicado em 13 de maio de 2015

 

Polvos são estimulados a abrir os recipientes para capturar presas vivas.
Segundo oceanógrafo, ideia é desenvolver habilidades do animal.

Do G1 Vale do Paraíba e Região

Um casal de polvos do Aquário de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, aprendeu a abrir potes de vidro para pegar alimentos. A ação tem como objetivo estimular os animais, que vivem em cativeiro, a desenvolver a habilidade da caça, necessária no habitat natural. (veja vídeo acima)

Na atividade, os animais recebem um pote de vidro com presas vivas dentro, como carangueijos. A brincadeira alia a habilidade do molusco ao estímulo da fome.

“O animal em exposição não tem os mesmos estímulos que teria na natureza, então nós procuramos desenvolver isso com as atividades de enriquecimento ambiental. Essa brincadeira com o pote de vidro, por exemplo, desenvolve os instintos de captura do polvo”, explicou o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, que atua no aquário.

Durante a experiência, os polvos levaram cerca de uma semana para retirar a tampa dos potes pela primeira vez – o que aconteceu há cerca de um mês. Depois disso, conseguem repetir a tarefa com facilidade, em cerca de um minuto. A atividade de alimentação com os potes de vidro agora é feita frequentemente.

Segundo o oceanógrafo, o polvo é considerado o mais inteligente dos invertebrados, demonstrando capacidade de memória e aprendizado. “O polvo tem essa característica de ser um animal muito inteligente, mais até do que algumas aves, que pertencem a um grupo evolutivo superior. Nós queremos estimular esses animais a usar a inteligência, como acontece na natureza”, afirmou.

http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2015/05/polvos-aprendem-abrir-pote-de-vidro-em-ubatuba-sp-veja-video.html

Videos