Home > > Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar promoveram a I Semana do Mar

Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar promoveram a I Semana do Mar

Publicado em 2 de junho de 2014

 Soltura de tartarugas marinhas foi um dos pontos altos do evento

O encerramento I Semana do Mar, realizada pelo Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar, em homenagem ao Dia dos Oceanos, comemorado em 8 de Junho. ocorreu no sábado (07/06), com um grande mutirão de limpeza da Baia de Ubatuba, reunindo alunos e professores da Escola Criarte, integrantes do Ubatuba SUP e da Academia Outdoor Fitness, mergulhadores, moradores, visitantes, além da equipe do Projeto Tamar e do Aquário de Ubatuba, com o objetivo de sensibilizar para o cuidado ambiental.

Enquanto um grupo caminhou pela praia do Itaguá, recolhendo o lixo jogado na areia, outros dois grupos realizaram a limpeza do mar remando de Stand Up e mergulhando no Cais do Porto. Ao todo foram recolhidos 30 sacos de lixo. Ao final, todos os presentes se emocionaram com a soltura de 4 Tartarugas Marinhas da espécie Chelonia mydas (Tartaruga verde).

A I Semana do Mar aconteceu dentro da programação da quinta edição do ‘Festival Da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar’, realizado pela Prefeitura de Ubatuba e que também reuniu diversos parceiros.

O evento teve a participação de diversas celebridades e foi marcado por inúmeras parcerias que contribuíram para seu sucesso. Foram realizadas variadas atividades, envolvendo mais de 2000 pessoas, com o intuito de reforçar a importância da conservação dos oceanos e ambientes costeiros.

No final da tarde, a “Tenda Literária Amigos do Mar” reuniu, no Projeto Tamar, autores renomados com publicações ligadas ao mar. Amyr Klink e família, Maristela Colluci, equipe do Projeto Albatroz, Mauro Jucá, da Revista Horizonte Geográfico, a equipe da APA Marinha do Litoral Norte e do Programa Amigos do Mar do Instituto Arcor, apresentaram suas produções literárias e conversaram com os visitantes.

Família Klink passou uma mensagem sobre a conservação dos oceanos

À noite, o show do Luís Perequê & Banda, com a participação especial de Sá & Guarabira, atraiu um publico de mais de 500 pessoas, no Casco Acústico do Projeto Tamar. O evento de encerramento teve o apoio cultural do Instituto Arcor Brasil, da Pousada Recanto das Palmeiras e do Restaurante Perequim.

Segundo o oceanólogo Hugo Gallo, Diretor do Aquário de Ubatuba e um dos idealizadores do evento, a ideia é que a “Semana do Mar” se torne um evento permanente no calendário turístico de Ubatuba, integrando a conservação do meio ambiente marinho, o turismo e a sociedade.

A oceanóloga Berenice Gomes, Coordenadora Regional do Projeto Tamar, resumiu os resultados da I Semana do Mar: ‘Em um planeta que precisa cada vez mais de cuidados, a Semana do Mar é um exemplo de mobilização de vários setores da sociedade para construir o “Nosso Futuro Comum”.’

Videos