Home > > Rio Acaraú, que deságua no Itaguá, é comparado aos rios das regiões metropolitanas.

Rio Acaraú, que deságua no Itaguá, é comparado aos rios das regiões metropolitanas.

Publicado em 19 de fevereiro de 2014

poluicaoitaguaMotivados pela situação contraditória do volume de turistas se banhando na Praia do Itaguá e o mau cheiro do local, o Aquário de Ubatuba realizou testes de qualidade da água e os resultados foram alarmantes, o que esta gerando polêmica entre ambientalista e as instituições responsáveis.

A preocupação dos ambientalistas da cidade de Ubatuba e justificada, pois o rio Acaraú, onde esta a maior parte do problema, nasce limpo no Parque da Serra do Mar e, em um curto espaço geográfico,deságua no Itaguá em níveis críticos de poluição. O Acaraú é considerado hoje, o rio mais poluído do Litoral Norte. Após sua passagem pelas estações da Sabesp e Coambiental, a qualidade do Rio se deteriora drasticamente.

Atualmente, apensa 52% dos imóveis de Ubatuba são atendidos pela rede de municipal de esgoto, por isso acredita-se que ligações clandestinas e a falta de tratamento adequado são as principais causas para essa situação alarmante, que agora compara o rio Acaraú às águas dos rios das regiões metropolitanas.

Segundo Hugo Gallo Neto, Oceanógrafo Diretor Executivo do Aquário de Ubatuba, além de gerar um grave problema de saúde, essa situação pode estar comprometendo o desenvolvimento e o futuro da cidade, uma vez que a principal motivação para os turistas virem a Ubatuba, é a beleza e o grau de conservação das praias, que [algumas] estão entre as mais lindas do Brasil, e talvez do mundo.

Na próxima 4ª feira (15/01) às 15h, o Conselho Municipal de Meio Ambiente se reunirá, sendo que um dos itens da pauta é a tomada de providências a curto, médio e longo prazo visando a efetiva fiscalização e autuação dos responsáveis pelo lançamento dos efluentes não tratados no Rio Acaraú. É intenção dos ambientalistas que uma representação seja encaminhada pelo Conselho ao Ministério Publico visando a instauração de inquérito e ação civil pública para solução do problema.

Videos