Home > > Lobo-marinho subantártico é encontrado em Ilhabela

Lobo-marinho subantártico é encontrado em Ilhabela

Publicado em 6 de agosto de 2013

 

Lobo-marinho subantartico jpg

Na manhã de hoje, os técnicos do Instituto Argonauta, mantido através de convênio com a Petrobras e parceria com o Aquário de Ubatuba, foram a Ilhabela para prestar atendimento a um lobo-marinho subantártico, da espécie Arctocephalus tropicalis, aparentemente saudável, que parou para descansar, desde ontem, no píer do Yacht Club Ilhabela.

 

De acordo com informações dos técnicos do Instituto, o animal encontrado é uma fêmea e não apresenta ferimentos. “Realizamos os procedimentos de anilhamento e biometria e apuramos que ela mede 1,30 metros e pesa 50 quilos, o que caracteriza escore corporal regular, ou seja, não está acima ou abaixo do peso”, explicou o veterinário do Instituto, Felipe Torres.

 

É o terceiro caso de aparecimento de lobo-marinho no litoral norte paulista em três semanas. O Oceanógrafo e Presidente do Instituto Argonauta, Hugo Gallo, explica que esse fato se dá, pois “trata-se de uma espécie comum no extremo sul do nosso continente e nas ilhas que margeiam a Antártica e que, portanto, pega carona nas correntes que vêm da Antártica nessa época do ano, como parte de um fenômeno cíclico da natureza”.

 

Sobre o Instituto Argonauta

O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em julho de 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba. O Instituto foi criado para incentivar a obtenção de recursos para projetos de pesquisa voltados à preservação do oceano. Tem como objetivo, o desenvolvimento e o apoio à cultura e educação com ações de conservação ambiental, defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente. Está sediado em Ubatuba, atua em parceria com o Aquário de Ubatuba e mantém convênio com a Petrobras desde outubro de 2011.    

 

Videos