Home > > 27 de maio – Dia Nacional da Mata Atlântica

27 de maio – Dia Nacional da Mata Atlântica

Publicado em 27 de maio de 2013

serra-do-mar-em-ubatubaA Mata Atlântica, que se estende do Piauí ao Rio Grande do Sul, é considerada um dos biomas mais ameaçados do planeta: ocupava, originalmente, cerca de 15% do território brasileiro e, atualmente, está reduzida a aproximadamente 7% da mata original, localizada principalmente na Serra do Mar.

Por falar em mar, os oceanos ocupam mais de 70% da superfície da Terra, são fundamentais para a existência e propagação da vida e têm importância na regulação climática do planeta. As zonas Costeira e Marinha são caracterizadas pela transição ecológica entre ecossistemas terrestres e marinhos, como manguezais, campos de dunas e falésias, baías e estuários, recifes e corais, praias e costões e planícies intermarés. Ou seja, o Mar, a Costa e a Mata estão totalmente interligados.

Muitos impactos que atingem os oceanos vêm da terra. Por exemplo, cerca de 80% da poluição que encontramos no mar é de origem terrestre, como a presença de plásticos no mar e descarga de efluentes domésticos e industriais.

O bem estar e a qualidade de vida do ser humano também dependem da conservação dos ambientes costeiros e marinhos. Faça sua parte. A natureza agradece!

Videos