Home > > 22 de maio – Dia Internacional da Biodiversidade

22 de maio – Dia Internacional da Biodiversidade

Publicado em 22 de maio de 2013

22-de-maio-biodiversidadeEstima-se que cerca de 1,8 milhões de diferentes espécies vivas dividam este mundo com você (ainda que existam muitas mais, porém, desconhecidas pelo homem). O Brasil abriga uma das maiores biodiversidades do mundo, que se traduz em mais de 20% do número total de espécies da Terra.

Com seus 8,5 milhões de km² de continente, sendo 3,5 milhões de km² de oceanos, o Brasil possui diversos ecossistemas marinhos como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos. Além disso, possui zonas biogeográficas distintas, como a Floresta Amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Pantanal, maior planície inundável; o Cerrado de savanas e bosques; a Caatinga de florestas semi-áridas; os campos dos Pampas e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica.

O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado pelas Nações Unidas em 1992, com o objetivo de aumentar a conscientização da população mundial para a importância da diversidade biológica, e para a necessidade da proteção da biodiversidade em todo o mundo. O tema deste ano, lançado pela ONU, é Água e Biodiversidade, para alertar que apenas uma pequena quantidade do recurso no planeta está disponível como água fresca; se padrões atuais forem mantidos, a demanda futura não será atendida.

A biodiversidade é você. A biodiversidade é o mundo. Você é o mundo! Faça sua parte. Contribua com a preservação do bem mais valioso do planeta!

Videos