Home > > Aquário de Ubatuba investe na capacitação profissional de jovens talentos

Aquário de Ubatuba investe na capacitação profissional de jovens talentos

Publicado em 18 de dezembro de 2012

estagic3a1ria-gabriella-brilhante-acompanha-aprendizado-das-crianc3a7as-no-tanque-de-contatoDesde sua fundação, em 1996, o Aquário de Ubatuba oferece o Programa de Estágio para estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Oceanografia, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Turismo e Pedagogia. Com duração mínima de 30 dias, o estágio auxilia os estudantes na capacitação acadêmica e no desenvolvimento de atividades direcionadas à educação ambiental e à preservação dos ecossistemas costeiros e marinhos do litoral norte de São Paulo.

A cada ano, são eleitos, em média, 50 estagiários, o que totaliza 850 pessoas contempladas até o final de 2012. Os estudantes têm direito a folga semanal, alojamento, seguro de vida e de acidentes pessoais. “O estágio no Aquário me fez aprender sobre o que eu não fazia ideia e que só é possível aprender na prática”, comenta a estagiária Gabriella Brilhante. Gabriella é paulista e estagiou no Aquário de Ubatuba em julho de 2011. “É interessante aprender sobre a diversidade dos animais presentes, não só peixes, mas, também, jacarés e pinguins, por exemplo”, afirma.

Entre as principais atividades desenvolvidas pelos estagiários no Aquário, estão a manutenção e controle de qualidade da água, o tratamento de animais marinhos, o monitoramento de visitantes e a realização de pesquisas. “O estágio no Aquário é uma experiência única para os alunos, pois é uma forma de ter na prática o que se aprende na teoria da graduação, além de prepará-los para uma área que não se vê muito dentro das grades dos cursos atuais e apresentá-los às diferentes possibilidades profissionais que podem surgir”, comenta Carla Beatriz, bióloga do Aquário de Ubatuba e uma das primeiras estagiárias da instituição.

O Aquário de Ubatuba mantém convênio com mais de 110 instituições de ensino do país, além de instituições como o Projeto Tamar-Ibama, Instituto Argonauta e Instituto Butantã. “O Programa de Estágio do Aquário é uma via de mão dupla, no qual pretendemos que as instituições envolvidas e os estagiários tenham mútuo benefício profissional e institucional. A capacitação de mão de obra voltada à pesquisa, conservação e educação ambiental é o principal objetivo do Programa”, afirma Hugo Gallo, oceanógrafo, fundador e Diretor Executivo do Aquário.

Quem tiver interesse de estagiar no Aquário de Ubatuba, deve preencher o formulário no site do Aquário de Ubatuba, enviar juntamente com o currículo e aguardar a seleção. Dúvidas são esclarecidas através dos e-mails: biologia@aquariodeubatuba.com.br ou bio@aquariodeubatuba.com.br.

Sobre o Aquário de Ubatuba

O Aquário de Ubatuba foi fundado em fevereiro de 1996 pelo oceanógrafo Hugo Gallo, e é uma das melhores opções de lazer educativo para a conservação ambiental no litoral. Dentre as atrações, possui um dos maiores tanques de água salgada do país, com Tubarões e Raias, Pinguinário, onde o visitante pode participar da alimentação dos Pinguins, Tanque de Contato, onde é possível tocar em animais marinhos inofensivos, o único Tanque de Águas Vivas no Brasil, Terrário com Jacarés, Tartarugas e Iguanas, além de Museu da Vida Marinha e Auditório para apresentação de Palestras e Vídeos Exclusivos, que adicionam ainda mais conhecimento aos visitantes.

Videos