Vamos salvar nossos mares!

Preocupados com a grande quantidade de lixo despejado nos rios, mares e praias, o Projeto Tamar-ICMBio e o Aquário de Ubatuba decidiram lançar uma campanha educativa visando diminuir a amplitude deste grave problema ambiental.
Anualmente, bilhões de toneladas de lixo são produzidas em todo o mundo, e boa parte deste vai direta ou indiretamente parar nos mares. 
Uma vez no ambiente marinho, o lixo pode causar doenças e até a morte dos animais marinhos, bem como penetrar na cadeia alimentar, vindo a envenenar o próprio ser humano. 
Segundo o Projeto Tamar-ICMBio, é comum a ocorrência de tartarugas mortas por asfixia ao ingerirem sacos plásticos, que são confundidos com itens de sua cadeia alimentar, como águas-vivas ou algas.
Outra conseqüência funesta produzida pelo acúmulo de lixo nos mares e praias é o prejuízo causado pela fuga dos turistas das praias poluídas.

Foto tirada na Praia do Itaguá há poucos anos, durante a alta temporada. Um exemplo claro do grave estado de degradação que a desinformação e pouco caso com o meio ambiente podem gerar.

Este cartaz foi veiculado recentemente e amplamente distribuído numa parceria do Projeto Tamar-ICMBio e o Aquário de Ubatuba.
clique na figura p/ ampliar

Ubatuba tem 80% do município com Mata Atlântica virgem, preservada e protegida, belíssimas cachoeiras, rios e praias maravilhosas. Vamos cuidar do que é nosso! Proteja a natureza, leve esta idéia a todos!

Close Window